A primeira impressora

Os primeiros projetos de construção de impressora 3D pertencem ao japonês Hideo Kodama, mas a primeira versão da uma impressora 3D foi criada em 1984 por Chuck Hull (EUA) e usava uma tecnologia que solidifica resinas através de um feixe de luz ultravioleta (estereolitografia). 
Basicamente, é o processo que conhecemos hoje de curar a resina fotossensível, camada após camada até formar a peça pretendida.

Bicos de impressão

O bico de impressão é o último componente por onde passa o filamento a ser colocado na mesa.
Os mais comuns são de latão. Para filamentos mais complexos existem os bicos de aço e aço endurecido.
Na bravodesign usamos, de preferência, bicos de aço endurecido.
O tamanho mais comum do orifício dos bicos é de 0,4mm.

Mesa (cama)

Mesa onde é construída a peça a imprimir. A maioria das impressoras permite o aquecimento da mesa para garantir uma maior adesão dos filamentos à superfície da mesma. Existem vários tipos de mesa para impressoras 3D.
As mais comuns são as de vidro e aço flexível (estas últimas normalmente com fixação magnética). 
É importante que a mesa esteja perfeitamente nivelada para garantir qualidade de impressão.

Motores stepper

Motores responsáveis pelos movimentos nos 3 eixos de impressão (x,y,x). Movem a mesa e a cabeça de impressão normalmente através de correias. Estas correias transmite o movimento de rotação do motor ao componente a que estão conectadas. São geralmente de borracha e apresentam uma estrutura em forma de "dente".

Motherboard

A motherboard (placa-mãe) é o componente responsável pela gestão de  comandos de controlo dos componentes de uma impressora. Garante também que as parametrizações definidas (velocidade,  temperatura, débito de filamentos, etc) estão a ser aplicadas corretamente. Executa os comandos necessário para a realização do processo de impressão.

Impressora 3D

Equipamento capaz de produzir objetos tridimensionais sólidos, desenhados em software 3D, através de um processo aditivo, em que a matéria-prima é aplicada, camada após camada, até se formar o objeto tridimensional. É esta a principal característica que distingue as impressoras 3D de outros equipamentos de prototipagem rápida e de controlo numérico (CNC), onde o processo de produção é subtrativo, o que significa que o objeto final é obtido através do desbaste da matéria-prima usando diferentes ferramentas mecânicas.

bravodesign
a nossa loja online


Temos um vasto conjunto de artigos à sua disposição.
Visite a nossa loja online. Novos artigos todas as semanas.

Produtos biodegradáveis e amigos do ambiente.
Protegemos a floresta não usando artigos com madeira.

a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter. Os seus dados não serão partilhados.